Continuidade da Inspeção Técnica e Comissionamento em Tempos de Pandemia

Autores: P.R. Coutinho (Chesf), H.L.Passos (Chesf), T.M. Dias (Chesf), F.N. Fraga (Chesf), S. Santos (ESC Engenharia)

1 INTRODUÇÃO


A Eletrobras Chesf é uma das subsidiárias do grupo Eletrobras, que atua no Nordeste Brasileiro sendo uma das maiores empresas de transmissão do Brasil. Possui um parque de gerador composto por 26 unidades de geração e 139 subestações de transmissão.


Com vários empreendimentos do tipo reforço ou melhoria conta com mais de 100 empreendimentos em andamento, em diversos estágios. Todas elas contando com etapas que necessitam assegurar a qualidade e especificações de projeto definidas. Dentre estas etapas estão a de Inspeção e Comissionamento, que impreterivelmente são executadas com equipes de fiscais da Chesf in-loco.


As etapas de Inspeção e Comissionamento são tratadas com muita atenção, pois além de assegurar os padrões de qualidade, de especificações técnicas e de projeto, a sua conclusão permite a liberação de desembolso de parcelas importantes aos fornecedores da Chesf e principalmente a ampliação do SIN, trazendo uma maior disponibilidade de suprimento energético e consequentemente maior segurança operacional.


Entretanto, no primeiro trimestre de 2020, a pandemia do COVID-19 que assolou o mundo, instaurou uma das maiores crises sanitária e hospitalar da história do Brasil. Esse relevante fato trouxe um enorme impacto nas atividades técnicas da Chesf. De maneira muito rápida e com pouco tempo para planejamento, todas as atividades que exigiam estar de maneira presencial e em contato com outras pessoas, foram suspensas por medidas governamentais. Em março de 2020 a Chesf suspendeu suas atividades presenciais em todos os seus escritórios, e foram iniciadas reuniões online de planejamento para definição das atividades essenciais e que não poderiam serem suspensas.

Neste artigo abordaremos os impactos da pandemia nas importantes atividades de Inspeção Técnica e Comissionamento na Chesf, e como foi conseguido contornar as limitações impostas pelo COVID-19 aos empreendimentos da Chesf, permitindo avanço e conclusão de diversas obras nesse período tão atípico vivenciado.


2 ATIVIDADES ESSENCIAIS


2.1 Inspeção técnica
A atividade de inspeção Técnica na Chesf é documentada como processo para atendimento da Norma ISO 9001:2015, possuindo fluxo, clientes, entradas e saídas bem definidas. Ela se inicia com a assinatura do contrato com o fornecedor. Nesse momento são apresentadas as exigências contratuais para ambas as partes e o passo-a-passo que deve ser seguido para início das tratativas de inspeção, conforme itens abaixo.


2.1.1 Apresentação do passo a passo
A Chesf elaborou documento que explana todo o passo a passo necessário a ser seguido pelo fornecedor desde o momento da assinatura contratual com relação à atividade de Inspeção Técnica. Nesse passo a passo são descritas as exigências que o fornecedor deve ter como:


• Prazos para apresentação do Plano de Inspeção e Testes;
• Cadastro no sistema de Convocação de Inspeções;
• Apresentação de relatórios dos ensaios;
• Envio e transporte do material inspecionado com a aprovação dos ensaios.


2.1.2 Aprovação de projetos e de PIT
O fornecedor só pode solicitar convocação para Inspeção se todos os projetos daquele equipamento ou material bem como o Plano de Inspeção e Testes tiverem sido aprovados pela equipe de analistas de projeto executivo.


2.1.3 Convocação de inspeção
Após atendidas todas a exigências do item 2.1.2, a convocação para Inspeção pode ser feita via plataforma Web acessível a todos os fornecedores mediante cadastro previamente autorizado pela Chesf. Nessa plataforma, os fornecedores conseguem inserir todas as informações necessárias para que o Inspetor Chesf possa iniciar o processo preparativo para a Inspeção, como análise da documentação de projeto, local da inspeção, coleta de normas, relação de ensaios exigidos e procedimento de viagem. É nessa etapa ainda que o Inspetor e seu gerente imediato verificam a possibilidade de realizar os ensaios de maneira:

• Presencial
É a modalidade preferencial. Ocorre quando o Inspetor visita a fábrica ou fornecedor in-loco, e acompanha todos os ensaios, validando os resultados na medida que o são apresentados;
• Dispensada
Quando não há disponibilidade de Inspetores para atendimento presencial. São preferencialmente selecionados como Dispensa aquelas inspeções cujo fornecedores tem histórico recente de boa qualidade de inspeções;
• Delegada
Quando existe na Chesf um especialista ou setor solicitante de material que deseja participar presencialmente da Inspeção. Aquela convocação é então delegada para aquele especialista ou;
• Remota
Modalidade criada e organizada após início da pandemia, e que permitiu que algumas inspeções selecionadas e prioritárias pudessem ter seguimento. Essa modalidade será explanada com maiores detalhes em seção 3 deste Artigo.


2.1.4 Inspeção e aprovação de ensaios
Após a inspeção ter sido executada, e não tendo sido observada nenhuma pendência grave, os relatórios são aprovados e o material ou equipamento é liberado para embarque e transporte para o local de destino.

Caso a inspeção não tenha seus resultados satisfatórios ou o objeto de inspeção não tenha sido apresentado para os ensaios, o inspetor aplica recurso contratual chamado de Chamada Improdutiva, quando todos os custos decorrentes de uma nova convocação, como hospedagem, translado, diárias, etc., são repassados integralmente ao fornecedor.


2.2 Comissionamento
O Comissionamento é a última etapa antes da energização do evento em definitivo e passagem do equipamento ou material para que a operação e manutenção assumam suas atividades. Nesta etapa o equipamento ou material é testado conforme instalação em campo, sendo submetido a todos os testes necessários e normatizados para estar apto a ser energizado.


De mesma forma que o processo de inspeção, o Comissionamento também é documentado como processo para atendimento da Norma ISO 9001:2015, possuindo fluxo, clientes, entradas e saídas bem definidas. Ele se inicia com a assinatura de contrato com o fornecedor, quando são apresentadas as exigências contratuais para ambas as partes e o passo-a-passo que deve ser seguido para início das tratativas de comissionamento.


Nas etapas do comissionamento, temos como macro atividades, os ensaios de equipamentos de pátio e comissionamento dos sistemas de SPCS, nos quais são necessárias a presença de montadores e especialistas para a realização dos ensaios e testes, além do corpo de fiscalização do comissionamento, conforme etapas abaixo:


• Nas atividades de ensaios de equipamentos de pátio o quantitativo médio de recursos humanos utilizados para a realização das atividades é, em média, composto de quatro recursos, sendo um montador, um operador PTA, um especialista de testes e um fiscal de comissionamento;
• Para as atividades de comissionamento dos Sistemas de Proteção, Controle, Supervisão - SPCS o quantitativo médio de recursos humanos e de quatro componentes, sendo eletricista/montador, um especialista de proteção/controle, um especialista de supervisão/comunicação e um fiscal de comissionamento.
Esses quantitativos podem variar e normalmente temos um número de pessoas bem maior nos ambientes devido a outras intervenções sendo executadas e equipes de operação e manutenção circulando. E isso foi uma das grandes dificuldades na realização das atividades presenciais durante a pandemia, como veremos na seção 3 deste artigo.


2.2.1 Apresentação do passo a passo
Assim que assinado o contrato, e durante reunião de kick-off, é explanado ao fornecedor a sequência necessária a ser seguida desde o momento da assinatura contratual. Nesse momento são descritas as exigências ao fornecedor:
• Etapas do empreendimento e que antecedem ao Comissionamento;
• Prazos para apresentação e aprovação de Cronograma;
• Testes e ensaios a serem realizados.


2.2.2 Etapas do comissionamento
Cada equipamento possui necessidades de testes e ensaios pré-determinados que são normatizados e constam em especificações técnicas, anexos do processo contratual.
Para início do Comissionamento se faz necessário a emissão de um documento chamado de Termo de Conclusão de Montagem (TCM), que assegura à equipe de comissionamento que o equipamento ou material foi montado conforme projeto executivo aprovado.

Uma vez o equipamento estando apto para início do comissionamento, é emitida Solicitação de Intervenção (SI) para a equipe de operação local, haja vista ser necessário o nivelamento de todos os envolvidos na subestação sobre o início dos testes de um novo equipamento.
A SI, além de conter informações operacionais necessárias à Operação, contêm também um Planejamento Executivo que traz roteiro detalhado das atividades e ensaios a serem realizados.


Quando o Comissionamento é concluído e seus ensaios são aprovados, é emitido documento chamado Termo de Conclusão de Comissionamento (TCC). O TCC é emitido para todos os envolvidos via página sharepoint interna da Chesf. Na página sharepoint são arquivadas todas as informações necessárias para qualquer consulta futura sobre o comissionamento daquele equipamento ou material como:

• Empreendimento;
• Nome do evento;
• Subestação;
• Data de conclusão;
• Nome do Fiscal de Comissionamento;
• Resultados dos ensaios;
• Lista de Pendências;
• Arquivos backups emitidos com a conclusão do comissionamento.


Nos últimos anos diversos TCCs foram emitidos, tendo como histórico mostrado na Tab 1, separado por Equipamento e SPCS.

Tab. 1 - Quantitativo de TCC emitidos nos últimos anos

3 INSPEÇÃO E COMISSIONAMENTO DURANTE A PANDEMIA


O primeiro caso de COVID-19 no Brasil foi registrado em 26 de fevereiro de 2020. Em 11 de Março de 2020 o OMS caracterizou a doença como Pandemia [1]. COVID-19 é uma doença de alta taxa de transmissão, alta taxa de mortalidade e causada por um vírus que em 2020 não se conhecia tratamento eficaz ou vacina.
Exigiu-se um esforço enorme das autoridades sanitárias de todos os países do globo. Populações inteiras tiveram de ser submetidas a isolamento obrigatório e uso de máscaras cirúrgicas, álcool em gel para limpeza das mãos e de objetos.


Todavia, algumas atividades, classificadas como essenciais, não poderiam ser paralisadas. Dentre elas estavam aquelas de ampliação e reforços no sistema elétrico que tem o objetivo de manter o fornecimento de energia elétrica, que naquele momento se tornava um produto ainda mais essencial para todos.


3.1 Grupo de trabalho Chesf
Com o início da pandemia todas as atividades presenciais da Chesf foram suspensas e um grupo de trabalho composto por pessoas de diversas especialidades e diretorias foi formado. Esse grupo definiu algumas regras para permitir o trabalho remoto e procedimentos para restringir e controlar o trabalho presencial das atividades que seriam continuadas. Dentre as medidas estavam:


• Todos os treinamentos in company foram suspensos;
• Todas as viagens internacionais suspensas;
• Viagens à serviço deveriam ser analisadas e expressamente aprovadas pela diretoria subordinante;
• Atividades de Comissionamento, Inspeção e Manutenção deveriam ser autorizadas pela diretoria subordinante e apenas para os casos em que haja comprometimento significativo da sua continuidade.


O grupo de trabalho também participou das definições de trabalho presencial em diversos casos, ajudando na emissão de procedimentos para evitar o contágio de equipes. Algumas medidas foram adotadas para as atividades de Inspeção e Comissionamento.

3.2 Medidas adotadas para a inspeção

As atividades de inspeção foram bastante afetadas com a pandemia, pois além de envolver um trabalho presencial, também se fazia necessário traslados de longos trechos envolvendo via aérea; toda a malha área estava em contingenciamento severo, com voos cancelados. Hotéis também enfrentavam dificuldades para atender os inspetores, pois alguns não aceitavam hóspedes e foram impostas limitações severas para servir refeições, café da manhã, além de ter sido proibida a circulação de hóspedes nas dependências do hotel. O grupo de trabalho conseguiu definir diversas medidas de controle, mas as atividades técnicas precisavam de detalhamento específico dos técnicos.


Dentre as medidas adotadas estavam a realização do exame PCR 48h antes do voo de ida, no primeiro acesso a fábrica era repetido o PCR e se o resultado fosse negativo o acesso do inspetor era liberado mediante o uso de máscara.

Fig. 1 - Fiscais usando mascaras na plataforma de ensaios.

3.2.1 Medidas de isolamento
Como as restrições para viagem praticamente impediam o deslocamento dos inspetores, iniciou-se trabalho junto aos fornecedores para que as inspeções pudessem ser realizadas de maneira virtual e remota.


As atividades de inspeção são diversificadas pois abrangem desde grandes equipamentos, como transformadores de potência 100MVA a até pequenos sistemas como relés digitais. E de mesma forma, possuem necessidades e ensaios distintos.


3.2.2 Inspeção remota
O primeiro caso de inspeção remota aconteceu em junho de 2020. Um teste de fábrica de sistema SPCS para duas EL 69kV. Com apoio da empresa ESC Engenharia, o ensaio transcorreu muito bem e com resultados satisfatórios. Foi publicado post do Instagram conforme Fig 2.

Fig. 2 - Post Instagram do primeiro TAF Remoto da Chesf

Ao final de 2021 foi realizado o primeiro ensaio de transformador de potência de maneira remota, sendo registrado via Instagram com o post do perfil da Chesf, Fig 3.

Fig. 3 - Post perfil Chesf para inspeção remota de Transformador de Potência

Para que fosse possível realizar as inspeções em modalidade remota foi necessário a utilização de softwares de acesso remoto, acesso a câmeras estrategicamente posicionadas e acesso a computadores que monitoram e executam os testes na plataforma. Canais de comunicação direta entre fornecedor e cliente também são essenciais durante todo o tempo de ensaios.


Foram realizadas diversas inspeções remotas durante o período, como de EL 69kV, Chaves seccionadoras 230kV, Transformador de potência 100MVA 230/69kV. Com a experiência obtida, observou-se a necessidade de elaborar um roteiro que lista as condições mínimas que permitam uma inspeção remota. Esse documento consta nas especificações atuais da Chesf.


3.3 Medidas adotadas para o comissionamento
De igual maneira para aquelas atividades de inspeção, o grupo trabalho também emitiu procedimentos para as equipes de comissionamento seguirem, evitando assim propagação do vírus.


3.3.1 Medidas de isolamento
Todos os trabalhos que eram executados em campo com participação de mais de duas pessoas foram revistos, com quantitativo diminuído. E os testes que puderam ser feitos de maneira remota assim o foram.


3.3.2 Procedimentos de execução e ensaios em ambientes fechados
Nos casos em que se fez necessário o trabalho presencial, foram analisadas as possibilidades de separação de equipes da operação local das subestações e equipe de comissionamento da Chesf e da contratada, muitas vezes atuando em intervenções e responsabilidades diferentes.
Como exemplo, na Fig 4, temos um layout de sala de comando de subestação onde foi instalado uma parede de plástico, em vermelho e amarelo, dividindo o ambiente entre operação local e equipe da manutenção, com acessos distintos para cada equipe. Estava sendo realizado um trabalho de comissionamento de SPCS de um nono TR 230/69 kV 100MVA e duas novas EL 230kV na SE Itabaiana, interior de Sergipe.

Fig. 4 – Layout Casa Comando SE Itabaiana com separação de equipes

3.3.3 Elaboração de planejamento executivo contemplando redução de efetivo
Uma das principais exigências foi a de elaboração e aprovação de um planejamento executivo que determinava todas as medidas sanitárias para todos os ambientes da subestação durante a execução dos trabalhos de comissionamento.


3.3.4 Exemplos de comissionamento em pandemia
Foram executados diversos trabalhos de comissionamento durante o período de maior infecção e casos de COVID-19, como:


• Comissionamento SE Acaraú II (CE) – testes de SPCS de 2 EL 69kVComissionamento
• SE Itabaiana (SE) – Ensaios Equipamentos e testes SPCS de 1 TR 230/69 kV 100 MVA, 2 ELs 230 kV, Novo Sistema Supervisório SAGE;
• Comissionamento SE Banabuiú (CE) – ensaios de Equipamentos e testes SPCS de 1 TR 230/69 kV 100 MVA, 1 CT 230 kV, 1 Sistema de Serviço Auxiliar e 1 Novo Sistema Supervisório SAGE;
• Comissionamento SE Recife II (PE) – Instalação de módulo híbrido para seccionamento de barras 230kV;
• Comissionamento SE Aquiraz II (CE) – ensaios de equipamentos de 4 ELs de 230 kV;
• Comissionamento SE Camaçari II (BA) – ensaios de 15 Equipamentos de Pátio;
• Comissionamento SE Pau Ferro (PE) – ensaios de Equipamentos e testes de SPCS de 2 ELs 230 kV.


Dentre as medidas de prevenção utilizadas, os componentes das equipes de ensaios de equipamentos e comissionamento de SPCS mantinham o distanciamento mínimo recomendado (2m), utilização permanente durante os trabalhos de máscaras de proteção, sendo substituídas a cada 2 horas, higienização constante das mãos com alcool 70%, higienização dos ambientes de trabalho 2 vezes por dia e ao término de cada expediente de trabalho, realização de refeições e traslados isoladamente e manuseio e desenhos e documentações com a utilização de luvas de proteção.


Nas atividades de comissionamento de SPCS, por se fazer necessária uma constante interação entre os membros componentes da equipe (executores e fiscalização) as medidas preventivas exigiram uma maior estrutura para a continuidade desta atividade. Desta forma, os testes eram realizados com 2 coleções de desenhos (funcionais) e a constatação de atuações de sinalizações/alarmes em sistema supervisórios eram realizados através de acessos remotos aos sistemas de proteção e supervisão, de forma que a equipe executora e a fiscalização mantivessem o distanciamento mínimo de 2m.


Quando necessário de algum nivelamento ou discussão de filosofia que envolvesse mais de 2 pessoas era realizada uma conferência eletrônica (via apps como Teams, WhatApp e TeamViewer).

4 CONCLUSÕES


Após as execuções das atividades remotas foi possível observar alguns pontos positivos, tais como:


• A equipe de fiscalização pode atuar em outros processos em eventuais ociosidades;
• Por haver acesso remoto, outros profissionais podem assessorar a equipe responsável pela fiscalização remota em caso da necessidade de suporte ou dúvidas;
• Custos totais mais baixos.
Para fins comparativos, foi realizada análise quantitativa entre as duas modalidades de ensaios, tanto para testes de aceitação em fábrica quanto testes de aceitação em campo no processo de duas EL 69kV.


No caso do TAF, onde os dois colaboradores da Chesf ficaram remotos, a redução de custo chegou a aproximadamente 43%, conforme demostrado Fig 5.


Já no caso Comissionamento, onde um colaborador de execução ficou remoto e um de forma presencial, os custos foram reduzidos em aproximadamente 28%, conforme demostrado na Fig 6.

Fig. 5 - Análise comparativa TAF (Redução de custo estimado em 43%)
Fig. 6 - Análise Comparativa TAC (Redução de custo estimado em 28%)

Todavia, foi observado que há pontos negativos em executar trabalhos de inspeção e comissionamento de maneira remota, como:


• Dispersão da equipe de Fiscalização remota por outras demandas de trabalho;
• Relacionamento mais impessoal;
• Necessidade de uma internet mais robusta e estável, nem sempre disponível nas plataformas;
• Baixa interação e suporte por parte do cliente que é o maior detentor do conhecimento dos padrões;
• Necessidade de equipe de execução qualificada.


De toda forma, a experiência trazida com os ensaios remotos durante a pandemia trouxe inovações e possibilidade executar os ensaios de inspeção de comissionamento de uma maneira que possibilitasse manter a qualidade requerida e assegurar a saúde dos colaboradores da Chesf e das empresas contratadas.
Além disso, a inspeção remota hoje é uma realidade e está descrita nas especificações da Chesf como uma possibilidade.


Para um futuro próximo, já se vislumbra avançar ainda mais utilizando novas tecnologias e ferramentas como o BIM e Digital Twins, Fig 7, que permitirão executar testes mais avançados sem a necessidade de haver um painel ou relé fisicamente para ensaios.

Fig. 7 - Digital Twins, uma realidade

5 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


[1] Website da Organização Mundial de Saúde, OMS.
https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019