Engenharia do Proprietário

Projetos de geração e transmissão de energia envolvem o trabalho em conjunto de diversas disciplinas, que devem interagir para garantira conclusão da obra dentro do prazo e orçamentos previstos.

Entretanto, muitas empresas que decidem investir na área de energia não possuem um time de engenharia especializado para lidar com todas as complexidades desse tipo de empreendimento. Dessa forma, torna-se bastante atrativo terceirizar a sua equipe de engenharia, com um modelo de contratação chamado Engenharia do Proprietário.

Nesse modelo de serviço, a gestão de todas as etapas da obra é transferida para uma empresa de engenharia especializada. Ou seja, a ESC se torna parte da sua equipe, atuando como os olhos da sua empresa em todo o processo.

O objetivo é gerenciar as equipes de forma que não ocorram divergências de escopo, custo e prazo. As principais atividades durante este tipo de contrato são fiscalização dos serviços durante a execução, verificação da porcentagem realizada e das etapas finalizadas, resolução de conflitos ou imprecisões de projeto, gerenciamento de cronograma e documentação.

Outro ponto muito importante é a compatibilização dos projetos, que permite que sejam verificados conflitos entre as disciplinas e procurados soluções antes da etapa de execução. A partir da análise detalhada de interferências entre projetos Eletromecânicos, Civis, de Proteção e Controle, Telecomunicações, Lista de Pontos e Ajustes de Proteção, pode-se reduzir riscos de atrasos, custos extras e retrabalhos.