Arquitetura de Sistema Digital

O conceito de Arquitetura Digital está ligado com os Sistemas de Automação de Subestações (SAS), que surgiram devido a demanda por qualidade, redução de custos e confiabilidade. Esses sistemas são compostos por relés de proteção, gateways, registradores de perturbação, medidores, IHMs, servidores e entre outros dispositivos que irão permitir o compartilhamento de informações tanto na rede local como com agentes remotos.

O projeto de arquitetura digital é constituído por um layout que detalha as interconexões entre os dispositivos digitais da subestação, ilustrando a topologia de rede através da qual os equipamentos estão conectados entre si, de acordo com as necessidades de cada sistema. Também são identificados a disposição física dos equipamentos nas cabanas, salas de comando e painéis.

No projeto de Arquitetura do Sistema Digital, também são detalhados os protocolos de comunicação que trafegam em cada um dos meios físicos, além das listas de cabos utilizados para a constituição da rede de comunicação.

É válido ressaltar que na elaboração do projeto de arquitetura digital, a confiabilidade, flexibilidade, estabilidade e proteção do sistema são requisitos fundamentais, pois determinará, diretamente, o desempenho das trocas de informações entres os relés, sistemas SCADA e demais agentes do sistema, como, por exemplo, o Operador Nacional do Sistema (ONS).