Serviço Auxiliar

O serviço auxiliar de uma instalação é um sistema composto por painéis que garantem o suprimento das cargas em corrente alternada e corrente contínua dos dispositivos que compõem todo o sistema de proteção, controle e supervisão de uma subestação ou usina. As cargas são divididas em cargas essenciais, as quais prioritariamente devem ser alimentadas, e não essenciais, as quais admitem interrupções de longa duração.

Os serviços auxiliares de corrente alternada podem ser alimentados pela concessionária, pelo grupo motor gerador (GMG), ou pelo transformador de serviço auxiliar (TSA), este último usado com maior prioridade dentre os três. O sistema de alimentação CA supre as cargas genéricas da subestação, tais como circuitos de iluminação e tomada das casas de comando, e circuitos de aquecimento, iluminação e tomadas dos equipamentos de pátio.

Os serviços auxiliares de corrente contínua são alimentados pelo retificador e pelo banco de baterias. Todas as cargas essenciais, que necessitam de uma fonte de alimentação permanente e devem ser alimentadas prioritariamente, são alimentadas através do sistema de CC. Dentre essas cargas estão todo o sistema de automação e proteção (SPCS/MPCC), servidores e IHMs do sistema SCADA, bastidores de rede e painéis de telecomunicações, dentre outros.

Entende-se desta forma que os serviços auxiliares possuem o importante papel de fornecer a alimentação de equipamentos, dispositivos e todo o conjunto de equipamentos e painéis que necessários para a operação contínua dos sistemas de geração, transmissão e distribuição no sistema elétrico de potência (SEP) operante.  

A ESC integra em seu portfólio a elaboração de diagramas básicos e executivos (funcionais, construtivos, fiação e interligação) de painéis aplicados a serviços auxiliares CA e CC.