Estudos Elétricos de Acesso e Campanhas de Medição
Estudos de Acesso
Os estudos realizados no contexto das consultas e solicitações de acesso realizadas ao ONS e concessionárias de distribuição são de caráter sistêmico e visam avaliar o impacto da integração de empreendimentos nos subsistemas de energia elétrica.
A ESC Engenharia também desenvolve os estudos elétricos necessários para a condução das consultas e solicitações de acesso ao ONS e concessionárias de distribuição. A seguir são apresentados alguns desses estudos com uma breve descrição:
Estudos sob Regime permanente (Fluxo de Carga e Curto-Circuito)
Permitem avaliar o impacto no carregamento dos componentes e no perfil de tensão de uma região circunvizinha ao ponto de acesso, considerando, inclusive, situações de contingenciamento do empreendimento estudado. O fator de potência e os níveis de curto-circuito também são analisados no estudo.
Estudo de Estabilidade Eletromecânica
Os estudos dinâmicos tratam do sincronismo de unidades geradores após algum distúrbio no sistema elétrico. Tradicionalmente, os distúrbios presentes nos estudos de dinâmicos resultam em mudança da topologia de rede que levam ao desequilíbrio de carga geração, impactando desta forma na frequência do sistema.
A alteração da rede impacta a estabilidade das unidades geradoras fazendo com que elas aumentem ou diminuam sua velocidade, a depender da característica do fenômeno envolvido. Esse desequilíbrio entre potência elétrica e potência mecânica deve ser avaliado para se ter conhecimento das consequências envolvidas no distúrbio para os geradores presentes, avaliando a atuação das proteções sistêmicas e intrínsecas aos geradores.
Neste tipo de estudo, o sistema pode ser representado de forma equilibrado a 60 Hz, sendo fundamental a representação da dinâmica dos rotores dos geradores juntamente com suas principais funcionalidades, tais como PSS. Dependendo da natureza e da duração do distúrbio, o comportamento dinâmico dos geradores pode levar a um sistema estável ou ao colapso do sistema.
No caso de agentes de geração eólica ou fotovoltaica, alguns estudos específicos também podem ser solicitados:
Estudos de Qualidade de Energia Elétrica – QEE
São elaborados para avaliar o impacto da instalação do acessante na QEE (fenômenos de distorção harmônica, desequilíbrio e flutuação de tensão), no ponto de conexão às instalações sob responsabilidade de transmissora, assim como o impacto da operação do acessante considerando os indicadores de desempenho.
Transitórios Eletromagnéticos (para acesso à transmissão)
Visam analisar o impacto na estabilidade angular e de tensão decorrente de situações anormais experimentadas por pontos localizados na região vizinha ao ponto de conexão.
Campanhas de Medição
As campanhas de medição, no contexto dos estudos de qualidade da energia elétrica (QEE), têm por finalidade subsidiar o cálculo de indicadores de qualidade da energia (flicker, desequilíbrio e distorção harmônica) em barramentos da rede básica, de modo a monitorar desempenho elétrico destes barramentos. O ONS indica a necessidade da realização de uma campanha de medição sempre que solicitações de acesso de agentes de geração, de distribuição, de importação/exportação e mesmo consumidores contemple a conexão de instalações não lineares possam comprometer o desempenho da Rede Básica. Neste contexto estão inseridas, por exemplo, fontes alternativas como parques eólicos e usinas solar-fotovoltaicas, dado a presença de conversores baseados em eletrônica de potência na interface de conexão com a rede elétrica.
A metodologia dessa atividade contempla a realização de medições ao longo de um conjunto dias em cenários pré e pós-energização da fonte/carga não linear, daí o termo campanha, operacionalizadas via instalação provisória de qualímetros em enrolamentos de transformadores de instrumentos do PCC. O histórico das medições é então processado a fim de complementar estudos de QEE.