Estudos de Curto-circuito e de Impacto nas Proteções
Estudos de Curto-circuito e de Impacto nas Proteções
No contexto dos estudos elétricos sistêmicos, a análise de curto-circuito consiste no levantamento dos níveis de defeitos experimentados por subestações de uma região circunvizinha ao ponto de conexão de um dado acessante, ou seja, são empregados para determinar as máximas e mínimas correntes de curto-circuito, simétricas e assimétricas, possíveis nos barramentos e vãos das instalações envolvidas na análise.
Trata-se, portanto, de estudo para verificação do atendimento das correntes de interrupção dos disjuntores, ou seja, balizam a análise de suportabilidade dos referidos equipamentos, além de subsidiarem a determinação de esforços para dimensionamento de condutores em projetos eletromecânicos de subestações, ou de seus respectivos bays. No contexto dos estudos de graduação da proteção os valores mínimos de corrente de defeito experimentados pelos vãos locais da subestação acessada fornecem insumos à análise de sensibilidade dos sistemas de proteção.
Os estudos de impacto nas proteções mapeiam as consequências das ampliações, reforços e desativações de equipamentos nos sistemas elétricos na sensibilidade, coordenação e seletividade dos sistemas de proteção remanescentes, assim como o impacto nas relações de transformação de transformadores de instrumentos.
Estão no escopo de atuação da ESC Engenharia a elaboração dos estudos de curto-circuito e de análise de impacto nos sistemas de proteção.